Quem é o maior artilheiro estrangeiro da história do Santos?
Na última quinta-feira (5), o Santos prestou uma homenagem ao meia Carlos Sánchez, que teve contrato encerrado com o Peixe um dia antes. Com 38 anos, o uruguaio optou por encerrar a sua carreira defendendo o Peñarol, realizando o seu sonho de infância.
Através de um vídeo divulgado pela Santos TV, canal oficial do clube, o Peixe agradeceu o jogador pelos mais de quatro anos atuando com a camisa alvinegra. Na homenagem, são mostrados os diversos gols do uruguaio pelo clube.
Carlos Sánchez atuou em 161 partidas pelo Peixão, marcando 32 gols, se tornando o maior artilheiro estrangeiro da história do clube. Junto a marca, ele se tornou o quarto atleta não nascido no Brasil que possui mais jogos com a camisa do Santos, atrás dos argentinos Ramos Delgado (318 jogos), Cejas (253 jogos) e do também uruguaio Rodolfo Rodríguez (255 jogos).
O meia chegou à Vila Belmiro no decorrer de 2018, após a disputa da Copa do Mundo da Rússia com a Celeste. Vestindo as cores do Santos, viveu sua melhor fase em 2019, quando a equipe tinha o comando do argentino Jorge Sampaoli, muito em conta do esquema tático do treinador, que dava mais liberdade do atleta para subir para o ataque.
O camisa 7 terminou a temporada como artilheiro do time, marcando 19 gols, além de distribuir 11 assistências, em 57 duelos.
Após o começo estrondoso, caiu de rendimento ao sofrer com lesões recorrentes, que atrapalham a sua sequência como o time. Sofreu uma ruptura dos ligamentos do joelho em 2020, durante partida contra o Olimpia, do Paraguai, pela fase de grupos da Libertadores.
Retornou aos gramados em 2021, contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. No início da temporada passada, sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito. Terminou o ano com 21 jogos, entrando como reserva na grande maioria.
Maiores artilheiros estrangeiros da história do Santos
- 1 – Carlos Sánchez (uruguaio) :32 gols
- 2 – Copete (colombiano): 26 gols
- 3 – Echevarrieta (argentino): 20 gols
- 4 – Soteldo (venezuelano):20 gols
- 5 – Mao Molina (colombiano): 17 gols